terça-feira, 14 de julho de 2015

Vilarinho da Furna - a aldeia submersa


A primeira vez que li sobre Vilarinho da Furna, foi numa pesquisa que fiz antes de ir para o Gerês. Tudo o que sabia, é que era uma aldeia submersa, após a construção de uma barragem.

Quando o nível da água do Rio Homem está mais baixo, consegue-se ver a aldeia. Não tive sorte, não consegui para ver. A foto acima é de uma outra foto que vi no Museu da Geira.



Ao visitar o Museu de Vilarinho da Furna conheci um pouco mais da história deste povo, que vivia de forma humilde e do seu trabalho. Esta era uma aldeia comunitária que se auto sustentava, até ao dia em que a Companhia de Electricidade resolveu construir ali uma barragem.

Esta barragem foi o fim de Vilarinho da Furna. Os seus habitantes receberam uma misera indemnização e tiveram de partir, deixando as suas casas submersas, nas águas do rio que outrora tinha sido o seu sustento.







Deixo-vos aqui um vídeo que conta como era a vida em Vilarinho da Furna, muito interessante, já que o relato é feito por um dos seus habitantes.

É engraçado como eles tinham as suas próprias leis e aquele que não cumprisse, deixava de ser bom vizinho, teria que se safar sozinho, pois era mesmo posto de parte.

Quem tiver curiosidade não deixe de ver!

4 comentários:

  1. O Gerês é um lugar onde fazemos questão de ir todos os anos, nem que seja só um fim-de-semana.
    Durante alguns anos fizemos campismo no parque da Cerdeira e tivemos a oportunidade de visitar a aldeia, na altura do esvaziamento da barragem. Ainda encontramos bastantes objectos de povo que lá habitou: tachos, potes de ferro. Algumas lareiras de pedra ainda se encontravam no lugar.
    Foi um belo passeio de cerca de 6 km, só possível de fazer a pé, debaixo de um calor sufocante que era compensado pelo refrescar em algumas cascatas que encontramos pelo caminho.
    Belos tempos, díficéis de repetir quando se tem filhos pequenos.
    O teu post fez relembrar um passado fantástico que carrego na bagagem. OBRIGADA.

    Um belo dia para ti

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Este não conheço este mas hei-de conhecer! Gostei...bj

    ResponderEliminar
  3. Belas fotos! Belo blogue! Já sou seguidora!
    Bjs

    Convido-a a visitar o meu cantinho:
    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Já visite e também recomendo esse Museu, é muito interessante!

    ResponderEliminar

Não vás embora sem comentar!;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...